quarta-feira, 4 de junho de 2008

Entrevista com Joaquim Casado, presidente da junta de freguesia da Ericeira

Como é que iniciou a sua carreira política?

Iniciei de uma situação que nunca me passou pela cabeça.Nunca me tinha lembrado de semelhante coisa, nem fui eu que me lembrei.Foi alguém que se lembrou de mim e que, por sermos amigos, me convidou para vir para estas questões.Eu quase que garantia que nunca viria para estes casos, mas acabei por vir, sem vontade própria mas foi a convite de um amigo meu , o actual presidente da câmara.

Qual o seu percurso desde então, até chegar a presidente da junta da freguesia de Ericeira?

O percurso foi o seguinte: estudei, depois deixei de estudar e comecei a trabalhar em casa dos meus pais, com 21 já era patrão, já tinha empregados por minha conta, já tinha responsabilidades. Tentei, como se diz, subir a vida a pulso. Fui pelo caminho das pedras, o mais difícil e foi preciso muita sorte porque passei por um período áureo,um período pós 25 de Abril em que as pessoas tinham dinheiro e queriam gastá-lo. Hoje sou comerciante como sempre fui e acumulo a actividade de ser comerciante com esta de ser presidente da junta em part-time.

Segundo o que averiguámos vão ser realizadas obras no porto de pesca da Ericeira. Além da requalificação do actual pontão,estará também em estudo a construção de um novo pontão a sul. É provável que isso aconteça?

É. Tudo é provável que aconteça de positivo na Ericeira. O que era impensável há uns anos atrás. Temos um centro de saúde com o nº de habitantes que temos... Hoje existem pequenas vilas que são cidades, que é o caso de Moscavide ,Sacavém, Cacém, que não têm centro de saúde e nós temos.Era impensável que nós fossemos ter um porto de pesca devidamente recuperado, mas temos um porto de pesca devidamente recuperado. Era impensável que tivéssemos uma auto-estrada, temos uma auto-estrada a chegar à Ericeira. Era impensável que tivéssemos uma escola primária que é considerada a "universidade do básico", temos uma escola primária quase concluída. Portanto, tudo na Ericeira é possível,pela positiva, felizmente.

A população da Ericeira é uma das maiores no nosso concelho. Sendo a maior parte constituída por jovens, acha que será construída uma escola secundária na Ericeira?

Não sei, isso é uma atribuição do Ministério da Educação e, com as restrições que neste momento está haver a nível governamental, não acredito sinceramente que seja possível. Talvez num futuro próximo.

Qual o futuro que prevê para o nível de desenvolvimento para a Ericeira?

O futuro está um tanto ou quanto hipotecado pelas alterações que todos nós estamos a ter. Todos nós notamos que há uma transformação. As alterações que ocorreram no nosso plano familiar de há 3 anos para cá, com o preço dos combustíveis,o preço dos alimentos, que sobem em flecha, os ordenados, que não equiparam as subidas, o que é impensável, quer no mundo quer na Europa... Portanto é muito difícil alguém conseguir prever o que irá suceder em termos de desenvolvimento.
Caminhamos para uma crise europeia, para uma crise mundial.Há milhões de pessoas a passar fome na Ásia central. Há 136 empresas a encerrar por dia em Portugal(média 2007). Agora o que é necessário é conseguir apresentar o que sempre apresentámos: saber receber, saber tratar, uma terra muito bonita, muito bem identificada com aquilo que temos para oferecer que é turismo, gastronomia, imagem, lazer, sossego, pacatez... É isso que nós temos.

Foi atribuída Bandeira azul a alguma praia da Ericeira?

Sim, à Praia do Sul, à Praia do Algodio e à praia de Ribeira de Ilhas. E estamos a iniciar um processo, já há meses, que é ter a primeira praia na área metropolitana de Lisboa, devidamente certificada através da iso 1401, que é certificada por uma empresa ,por exigir o grau máximo de exigência para uma praia. Não existem praticamente em Portugal, praias de utilização pública certificadas e nós estamos a lançar isso aqui na Ericeira, na praia dos pescadores, com uma certificação ambiental.

A Ericeira tem uma forte tradição turística.Que esforços estão a ser feitos para melhorar este sector?

Neste momento decorrem obras de boa assessibilidade à praia do sul. Neste caso com novo passeio, novo arranjo e nova imagem. Também temos, por iniciativa da câmara municipal, a nova iluminação da praia do sul. No ano passado fez-se toda a requalificação da frente-mar do Algodio.
Também estamos a aumentar a área da piscina atlântica da praia do sul, enchimento artificial das areias, recuperação dos balneários da praia do sul, arranjo da zona livre. Há uma série de inovações que se praticam na nossa terra, que não é hábito ver no resto do país.

Acha que, com o tempo, serão construídos mais hotéis na Ericeira, ou os que existem já são suficientes?

São, de todo, insuficientes.É necessário mais alojamento.Há neste momento, em curso, um processo para construir um hotel no parque de campismo da Ericeira.
A câmara encontra-se preocupada nesse sentido e também para procurar parceiros, para a construção de um campo de golfe na Ericeira.

Acha que o turismo deve ser considerada a principal actividade económica, uma vez que grande parte da população se encontra empregada nesse sector?

Não tenho dúvidas. A nossa única e principal vertente neste século é o turismo, lazer e qualidade.E é nisso que temos conseguido vir a apostar, e marca a diferença em relação a terras junto de nós, somos uma referência de qualidade.

O que levou a junta de freguesia a utilizar biocombustível nas suas viaturas?

Sermos muito poupados.Como não temos para gastar, temos de poupar o pouco que temos.Tudo o que é utilizado hoje por um ser humano, amanhã pode ser utilizado por um outro ser humano, com a reutilização do mesmo material.Nós reutilizamos tudo na Ericeira. Inclusivamente viaturas em fim de vida, que os donos já não querem, nós compramo-las pois quase já não se utilizam, que é o caso de um carro dos bombeiros antigos, e esse carro anda diariamente a recolher água
que não pode ser utilizada para fins domésticos, para regar os jardins.É com essa água que também lavamos as ruas e não só.Tudo é poupado ao milímetro,ao cêntimo.

Alguma mensagem para os jovens da Ericeira?

Os jovens da Ericeira têm de começar a ter mais amor pela Ericeira.Têm de pensar que vão ser eles os próximos decisórios desta vila e têm de ser criar boas práticas educacionais,sociais e ecológicas para não permitir acções de vandalismo.Quando há uma autarquia que aproveita óleo, papel e a roupa velha para dar a quem precisa e que depois anda a esbanjar dinheiro com as acções de vandalismo dos jovens que, pela calada da noite, por vezes utilizando já o fraco orçamento dos país em bebidas alcoólicas, destroem grande parte do nosso mobiliário.Não é nada dignificante quando chegamos pela manhã e vimos o estado em que nos deixam a Ericeira.Isso não é amor a uma terra.É um estado perfeito de desinteresse.Depois dizem que gostam muita da vila,mas é preciso prová-lo. E provar não é só com palavras, mas também com atitudes.


Trabalho realizado por Daniel Tomé nº 4 e Rúben Dias nº23 10 ºL

Sem comentários: