sexta-feira, 30 de maio de 2008

Entrevista a Gonçalo Macedo (Salu)

Gonçalo Macedo iniciou a sua carreira musical aos 18 anos, em Mafra, o que o influenciou muito, divido à mentalidade das pessoas da sua zona. Os seus amigos (Sk8 e Skim) lançaram-no no meio musical em Fevereiro de 2007...

1- Quando descobriste que tinhas vocação para a música?
Tudo começou com uma brincadeira de uns amigos. Sempre gostei de fazer poemas, desde o tempo da primária, achava engraçado brincar com as palavras, expressões, tudo o que me viesse à cabeça... O Hip Hop é praticamente "poesia cantada" e experimentei gravar um poema meu em cima de um instrumental, e até ficou engraçado, o que me levou a apostar e consequentemente a melhorar e criar novas músicas.

2- Nunca pensaste em desistir da tua carreira?
Nas fases em que me pergunto "porque é que entrei neste mundo?" ou "o que é que estou aqui a fazer?" ... Mas são meros pensamentos que acabam por se desfazer com qualquer elogio ou apoio que me possam dar.

3- Que planos tens para o futuro?
Planos para o futuro são muitos, a cada hora que passa um novo plano surge... O meu principal objectivo é deixar uma marca no mundo musical e uma mensagem ou perspectiva a alguém que necessite.

4- Tens recebido muitas propostas de trabalho?
Algumas, tendo em conta que só comecei à cerca de um ano, já surgiram muitas propostas inesperadas. Mas como ainda estou pouco maduro tento ir com calma.

5- O que sentiste no teu primeiro concerto?
Um grande ataque de ansiedade, mas acabou por correr bem, mais do que alguma vez podia imaginar.

6- O que sentes quando estás no palco a actuar?
Antes de entrar penso logo no pior cenário, mas mal suspiro para o microfone em frente ao público ganho a força toda do mundo e canto como se fosse o meu último concerto.

7- Qual é a tua influência a nível musical e porquê?
A minha influência a nível musical é a música em geral. Todo o artista faz a sua arte com o intuito de deixar uma perspectiva que certamente será diferente da nossa. Todos os estilos de música têm um modo diferenciado que varia de cultura para cultura o que, nos fornece uma grande riqueza a nível musical, ou seja, qualquer estilo de música pode ser uma influência e cabe a um bom artista saber ouvir e apreciar de tudo um pouco.

8- Compões as tuas próprias músicas?
As letras são da minha autoria e as bases musicais são compostas por vários produtores.

9- Em que te inspiras quando escreves?
Inspira-me o dia-à-dia e é ao acaso que consigo escrever uma letra razoável, muitas vezes passo semanas a escrever esboços para uma boa letra.

10- O que significa a música para ti?
Tudo o que posso imaginar. Vejo a música como a banda sonora da minha vida, em que cada momento é associado a uma música.

11- Que mensagens pretendes passar através da tua música?
O principal objectivo é alertar a minha geração para os erros que cometemos e tento transmitir uma mensagem positiva no amor, no dia-a-dia e na nossa própria maneira de pensar.



Sílvia Teixeira 14.5.08

Sem comentários: